CUSTOS OPERACIONAIS

CUSTOS OPERACIONAIS E A DIFICULDADE DE SUA APURAÇÃO EM EMPRESA RURAL

     Como já foi dito em outros artigos, qualquer empresa que queira operar saudavelmente deverá saber contrabalancear bem seus custos e suas receitas. Este controle, também chamado de P&L (ver artigo "Desvendando o P&L"), permite que os gestores da empresa possam liquidar seus custos, aferir suas receitas, calcular seus ganhos e projetar seus investimentos futuros. Desde que, pelo seu controle, o gestor garanta um volume maior de receitas do que de despesas, tudo estará indo bem para a empresa, certo? Sim, mas depende.
     Em primeiro lugar, depende do fluxo de caixa e do gerenciamento de recebíveis (assunto tratado em outro artigo neste blog). Em segundo, depende de informações verdadeiras e reais que são contabilizadas para que os controles reflitam a realidade. E eis aqui um grande desafio para as empresas: se a informação de custos não for verdadeira, do que terá adiantado a construção do P&L? Como se pode gerir lucros e perdas com base em dados incompletos?
     Analisemos, como exemplo, uma empresa rural na apuração de seus custos operacionais. De forma simplista, poderíamos claro somar todo o custo obtido durante uma safra e correlacioná-lo à produção, mas a dificuldade começará a aparecer quando, por exemplo, a variedade de cultivos aumentar: como saber qual cultivo é mais lucrativo já que os custos são rateados? Na pecuária, como saber qual raça me traz mais custo? Os custos da criação de gado são Diretos? E o que dizer dos animais usados nas atividades diárias da fazenda? Indiretos?
     As respostas à estas perguntas são muito importantes sim, mas as dificuldades não param: devidos às suas características, as empresas rurais têm seu custo obtido de forma descentralizada, aumentando consideravelmente as chances de erro e atrapalhando o seu fácil acompanhamento. Além disto, as pessoas responsáveis pelo registro do custo muitas vezes são desqualificadas e sem um mínimo conhecimento sobre custos, ou sobre sua importância.
     Para se minimizar os erros na apuração de custos, alguns autores defendem a idéia, com a qual eu concordo plenamente, de se criar um procedimento de apuração de custos parciais. Este procedimento nada mais é do que "quebrar", em várias etapas e em vários períodos, a apuração de custos da produção. Isto facilitará a criação de relatórios históricos sobre cada etapa, e permitirá a análise sobre o que há de errado com o sistema produtivo. Mostrará ainda os rendimentos das diveras culturas e/ou criações e quais gastos podem ser otimizados ou até eliminados.
     É claro que a empresa não estará livre de erros, mas o fato do custo ser acompanhado de perto já minimiza as inconsistências, facilita a lembrança de ocorrências que impactaram ou impactam os custos e torna, por isso, o P&L da empresa mais confiável.

Aguardo sua opinião ou comentário,

Até lá!

Luiz Teixeira

Comentários

Postagens mais visitadas