ANÁLISE SWOT NA PRÁTICA
Uma das primeiras coisas que aprendemos ao estudar Marketing é a famosa análise SWOT (ou FOFA, em português). Significa analisar quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa no mercado. Por mais simples que seja o conceito, sempre me pergunto: para quê e como vou aplicar isto no meu dia-a-dia gerenciando produtos na minha empresa?
Antes de tentar demonstrar esta aplicação, convém darmos uma relembrada no conceito. Respeitado o conceito usado por Kotler ou mesmo por outros autores, uso muito uma idéia bem simples para não complicar demais:
- FORÇAS: São todos os pontos positivos que sua empresa tem e que a grande maioria dos concorrentes não tem.
- FRAQUEZAS: São todos os pontos positivos que algum concorrente tem e que sua empresa não tem. Além disto, inclui também os pontos negativos da sua empresa.
- AMEAÇAS: São todos os pontos negativos que podem impactar todas as empresas do seu mercado, inclusive a sua.
- OPORTUNIDADES: São todos os pontos positivos que podem impactar todas as empresas do seu mercado, inclusive a sua.
É um conceito simples, com suas exceções, mas que nos permite entender rapidamente o que é. Pois bem! Entendido o conceito logo vem a pergunta: vou usar isto para quê? Eis então minha sugestão:
1) Reúna um time multifuncional (Vendas, Marketing, Manufatura, Logística, etc.). Você pode aproveitar o período de planejamento estratégico, por exemplo;
2) Combine cada uma das forças da sua empresa com as oportunidades de mercado e cada uma das fraquezas com as ameaças.
3) Liste todas as combinações para o time multifuncional, fazendo-os pensar em:
a. Como usar as nossas forças para aproveitar as oportunidades?
b. Como não deixar que nossas fraquezas nos debilitem quando ocorrerem as ameaças?
4) O resultado disto deverá ser “Planos de Ação”, com responsáveis e datas.
Desta forma a empresa terá, em seu Planejamento Estratégico, todos os passos traçados para aproveitar a “onda de oportunidades” sem cair no “mar de ameaças”.
E você? Conhece outra forma de aplicar a análise SWOT na prática? Compartilhe!
Att,
Luiz Teixeira
Comentários
Postar um comentário